O Clube

O Concelho de Nelas

Concelho de raro encanto, Nelas é um dos 24 municípios do distrito de Viseu. Situado a 441 metros de altitude no Planalto Beirão, entre as serras da Estrela e do Caramulo, com uma área de 127,82 km² e 14 283 habitantes (Censos 2001), o concelho nasceu das reformas liberais. Por decreto de 9 de Dezembro de 1852, a rainha D. Maria II e o ministro do reino Rodrigo da Fonseca Magalhães, mandaram “reunir os concelhos de Senhorim e Canas de Senhorim” num só, com o nome de Nelas. Para a elevação ao estatuto de sede do município e de comarca contribuiu também o seu posicionamento estratégico de encruzilhada no coração da região vinhateira do Dão.

Os monumentos megalíticos da Orca de Pramelas (Canas de Senhorim) e do Outeiro do Roque (Lapa do Lobo), entre vários outros testemunhos arqueológicos da época romana e medieval, provam que a região foi habitada desde muito cedo. Testemunho da sua ancestralidade são também os vários pelourinhos que se erguem no concelho - Aguieira, Canas de Senhorim, Vilar Seco, Folhadal e Casal Sancho - e que simbolizam o antiquíssimo poder municipal dessas povoações.

Composto por nove freguesias - Aguieira, Canas de Senhorim, Carvalhal Redondo, Lapa do Lobo, Moreira, Nelas, Santar, Senhorim e Vilar Seco -, o município destaca-se pelos bons vinhos e excelente gastronomia. Sede do Centro de Estudos Vitivinícolas, é em Nelas que se produzem alguns dos melhores vinhos Dão. O azeite é outro produto de referência.

Inserido na Região de Turismo Dão Lafões, na Região Demarcada do Queijo da Serra da Estrela e no Centro da Região Demarcada do Vinho do Dão, todo o concelho é classificado como área de interesse turístico. Os maiores pontos de interesse são: a Estância Termal das Caldas da Felgueira, cujas águas sulfurosas, já aproveitadas pelos romanos, são benéficas para o tratamento de bronquites e doenças reumáticas; as magníficas paisagens, compostas por vales sulcados por ribeiras e regatos e extensos vinhedos; e, o Património Arquitectónico de Santar, Canas de Senhorim e Vilar Seco, rico em antigos solares e casas solarengas.

Nelas é também um concelho de indústria. Com a instalação de modernas empresas, o munícipio assume actualmente um lugar de destaque no dinamismo económico do distrito de Viseu e da região Centro.

O artesanato do concelho é composto pelos bordados e rendas tradicionais, as bonecas de pano, trabalho em patchwork e os tapetes em estilo Arraiolos.

Sandra Faria

voltar ao topo

O concelho de NelasConcelho de Nelas