O Clube

ACAD…MICO BASKET CLUB DE NELAS

FUNDADO EM 1 DE ABRIL 1987

2 380 S”CIOS / 250 ATLETAS FEDERADOS / 14 ESCAL’ES / 26 TÕTULOS

O ABC ñ AcadÈmico Basket Club ñ de Nelas È uma AssociaÁ„o sem fins lucrativos, de ‚mbito desportivo, cultural, recreativo e social, que visa proporcionar aos munÌcipes, mormente ‡s crianÁas e aos jovens, a ocupaÁ„o saud·vel dos seus tempos livres atravÈs da pr·tica desportiva e da realizaÁ„o de actividades culturais e, simultaneamente, contribuir no processo de construÁ„o de projectos de vida saud·veis, incutindo-lhes um conjunto de normas e valores que permitam a solidificaÁ„o de personalidades assertivas com valores sociais enraizados.

O objectivo norteador de todas as actividades promovidas pelo ABC de Nelas entronca num projecto de fundo cujo intuito È comprometer, positivamente, toda a comunidade, tendo em vista o crescimento do concelho e o desenvolvimento integrado, autÛnomo e consciente de todos. A FormaÁ„o, no seu sentido mais lato, na sua vertente cÌvica e desportiva, continua a ser o postulado maior da filosofia do clube. Ajudar a Formar, acrescentando projectos de vida saud·veis ‡ construÁ„o da personalidade e ao percurso educativo/escolar da crianÁa e do jovem È a pedra angular dos fundamentos do Clube.

O ABC de Nelas surgiu em 1987 como concretizaÁ„o de uma ideia de um grupo de jovens estudantes da Escola Secund·ria de Nelas, que se dedicaram, inicialmente, ‡ pr·tica do Basquetebol como complemento da sua formaÁ„o escolar. Posteriormente, apareceu o Andebol e o ABC saiu do meio escolar para a comunidade local e tornou-se a primeira, e ˙nica, filial do ABC de Braga. Mais tarde, o ABC viria tambÈm a ter uma SecÁ„o de TÈnis. Em 1991 o clube deixou de ter actividades regulares, devido a condicionantes v·rias, reaparecendo em finais de 1994, com a SecÁ„o Cultural.

Em Dezembro de 1994 leva a efeito a exposiÁ„o "O Legado Humanista dos Descobrimentos", em parceria com a Comiss„o Nacional para os Descobrimentos Portugueses; faz parte da Comiss„o Executiva para as ComemoraÁıes do 75∫ Anivers·rio dos Bombeiros Volunt·rios de Nelas (1995); e organiza os Festivais de Tunas AcadÈmicas Femininas Divas do D„o (1995/1996/1997/1998) e a 1™ grande exposiÁ„o colectiva ArtÈvida (1995), com os artistas pl·sticos mais conhecidos do concelho. Estes foram, inequivocamente, momentos de referÍncia na vida cultural da regi„o. Depois da SecÁ„o Cultural, que marca o renascer das cinzas do ABC de Nelas, aparece em 1996 o Futsal SÈnior e o Desporto AutomÛvel. A formaÁ„o sÛ vir· a surgir em 1997, no ‚mbito do Projecto de PrevenÁ„o Prim·ria para as ToxicodependÍncias ABC ñ Na Rota da Vida. Este projecto foi decisivo na consolidaÁ„o do ABC em todos os nÌveis.

O projecto levou, durante 3 anos, as crianÁas do 1∫ ciclo do concelho de Nelas a irem pela 1™ vez ao cinema; distribuiu prendas de natal a todas as crianÁas, com iniciativas de recolha de prendas e posterior distribuiÁ„o; sensibilizou as crianÁas para as actividades culturais, com o concurso de desenho "O Meu Natal"; levou a inform·tica aos pontos do concelho mais esquecidos; cultivou o gosto pela arte nas crianÁas, jovens e adultos no "Atelier de Artes Pl·sticas"; e organizou as Galas dos Pequenos Artistas, iniciativa mais mediatizada e com maior receptividade no concelho, entre outras no ‚mbito deste projecto que desencadeou diversas sessıes de esclarecimento, contacto directo com a comunidade, distribuiÁ„o de milhares de boletins informativos e sensibilizaÁ„o da populaÁ„o concelhia para a problem·tica das ToxicodependÍncias.

Desde 1999 atÈ ao presente, o Clube apostou ainda mais na FormaÁ„o dos seus atletas ñ competindo nos campeonatos oficiais, organizando e participando em torneios e jogos particulares ñ; na qualificaÁ„o dos seus Quadros TÈcnicos ñ TODOS os tÈcnicos tÍm curso e est„o devidamente qualificados para "ensinar e orientar" ñ; na abertura da colectividade a novos colaboradores e dirigentes e na sua plena articulaÁ„o com as directivas internas, bem como na definiÁ„o de regras e princÌpios e na participaÁ„o em acÁıes de formaÁ„o. O ABC contribuiu decisivamente para a sensibilizaÁ„o da relev‚ncia da pr·tica desportiva no 1∫ ciclo e levou a efeito in˙meras actividades para esse desiderato, em parceria com a autarquia, com os agrupamentos e com as associaÁıes distritais de modalidade ñ Encontros Desportivos para Escolas 1∫ Ciclo de Nelas "CrianÁas em Festa".

Ao longo destes anos foi-se organizando, e modernizando, quer no seu funcionamento interno, quer na sua estrutura funcional. No equipamento administrativo e inform·tico. Nos transportes ñ na aquisiÁ„o de 1 carrinha, na dotaÁ„o de todos os equipamentos e condiÁıes para um trabalho de qualidade, no rigor dos exames mÈdicos, no acompanhamento por massagistas qualificados, na recuperaÁ„o de atletas em clÌnica especializada, com protocolo com o clube. Foi tambÈm gerando receitas prÛprias ñ na publicidade est·tica, no merchandising, na quotizaÁ„o, nos apoios diversos concedidos pelo comÈrcio e ind˙strias (desde cartazes a equipamentos, passando pela publicidade est·tica), nas iniciativas para angariaÁ„o de fundos.

No meio do percurso abriu a secÁ„o de Basquetebol para um p˙blico desportivo geralmente esquecido ñ o Feminino; teve um jovem piloto a participar nos campeonatos nacionais de Motociclismo, onde alcanÁou o 4∫ lugar no Campeonato Nacional de Motocross de 2000, no escal„o de infantis, em 60 cc; relanÁou uma campanha de sÛcios, organizou os aclamados torneios internacionais de Andebol "Na Rota da Vida"e Futsal "Futnelas"; convÌvios Pais-Filhos (jogos e lanches de confraternizaÁ„o); comemoraÁıes do Dia Mundial da CrianÁa; Jantar de Natal "FamÌlia ABC de Nelas"; entre muitas outras iniciativas.

Em 2007 inaugurou a Nova Sede Social ñ o 2∫ piso do EdifÌcio do Tribunal de Nelas ñ, em pleno coraÁ„o da vila, junto ‡ C‚mara Municipal. Nestes ˙ltimos anos apostou na formaÁ„o dos seus quadros tÈcnicos e directivos e conquistou grandes feitos e honrarias, desde as distinÁıes da C‚mara Municipal de Nelas e do Instituto do Desporto de Portugal, passando pelos tÌtulos alcanÁados, atÈ ‡ presenÁa em duas finais nacionais de Futsal em Juniores e Juvenis, bem como a disputa do tÌtulo nacional da 2™ divis„o de Andebol em Iniciados e Juvenis.

Nos dias de hoje, o ABC de Nelas È um clube solidamente instituÌdo, eclÈtico, tem Andebol, Futsal, Cultura e IniciaÁ„o ‡ Actividade Desportiva. … constituÌdo por cerca de 250 atletas, distribuÌdos por 14 escalıes, dos quais 12 s„o de formaÁ„o, e duas modalidades, que participam em diversos Campeonatos Nacionais, Regionais e Distritais, bem como em Fases Finais Nacionais e Regionais.

ESCAL’ES ñ Futsal: Seniores, Juniores, Juvenis, Iniciados, Infantis, Benjamins, Traquinas e Petizes. Andebol: Seniores, Juvenis, Iniciados, Infantis, Minis e Bambis.

Organiza ainda, e participa, em in˙meros torneios e convÌvios regionais, nacionais e internacionais.

O AcadÈmico Basket Club de Nelas tem hoje uma intervenÁ„o comunit·ria mais abrangente. Mas mantÈm o mesmo espÌrito de sempre ñ privilegiar a formaÁ„o nas suas componentes cÌvica, cultural, desportiva, social e recreativa.

TÕTULOS E DISTIN«’ES:

MEDALHA DE M…RITO MUNICIPAL ñ 2005
CLUBE DE M…RITO DESPORTIVO DE FUTSAL DO DISTRITO DE VISEU 2005
CLUBE DE M…RITO DESPORTIVO DE FUTSAL DO DISTRITO DE VISEU 2007
(PrÈmio "Reconhecer o MÈrito", nomeaÁ„o Instituto de Desporto de Portugal - IND)

PALMAR…S

FUTSAL
  • Campe„o Distrital de Seniores: 1998/1999, 1999/2000 e 2008/2009
  • Vencedor da TaÁa de Futsal Seniores AF Viseu: 2007/2008 e 2008/2009
  • Campe„o Distrital de Juniores: 2006/2007, 2008/2009 e 2010/2011
  • Campe„o Distrital de Juvenis: 2005/2006, 2006/2007, 2009/2010 e 2010/2011
  • Campe„o Distrital de Iniciados: 2003/2004, 2004/2005, 2006/2007, 2007/2008 e 2008/2009
  • Campe„o Distrital de Infantis: 2004/2005, 2005/2006, 2006/2007 e 2007/2008
  • Campe„o Distrital de Escolas: 2003/2004, 2004/2005 e 2005/2006
ANDEBOL
  • Campe„o Nacional 2™ Divis„o ñ Zona Centro ñ Juvenis Masculinos: 2004/2005
  • Campe„o Distrital de Iniciados: 2001/2002

PARCERIAS SOCIAIS:

MEMBRO DA COMISS√O DE PROTEC«√O DE CRIAN«AS E JOVENS DE NELAS
MEMBRO DO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE NELAS

O concelho de NelasConcelho de Nelas